segunda-feira, janeiro 19, 2004

Mulheres inteligentes da Tribulandia

Nesta Tribulandia, como em tudo na vida, há honrosas excepções ao trivial e vulgar blah, blah, blah dos cronistas da corte. Refiro-me a dois artigos de duas Mulheres e Jornalistas que me fizeram reflectir, seriamente, com a sua escrita.
A primeira Clara Ferreira Alves, na revista “Única” que acompanha o Expresso no dia 20/12/2003, num artigo com o título: O ser português. Passo a transcrever uma pequena parte do artigo:
“......O tempo que perdemos até chegarmos aqui, esta histérica incompetência a que nenhum governo ou consulado consegur pôr termo. A estes comportamentos de uma gentalha que parece estar sempre à espera de ordens, de intervalos, de parêntises, de desculpas. Um povo atordoado pela farândola da Europa e que ainda não se habituou a deixar de contar de contar com os outros e a contar consigo.”
Subscrevo inteiramente.
A segunda,
Inês Pedrosa
, mesma revista de 17/1/2004, com um artigo “Abusos de Poder”:
“.....Os verdadeiros abusos de poder não se detectam – nem vão a julgamento, nem são condenados em tribunal.”
Dá que pensar...
Os artigos integrais valem a pena ser lidos. Podemos estar ou não de acordo com tudo, mas temos que reconhecer a sua clareza de raciocínio e elegância de escrita, sem faltar a argumentação lógica e sem necessidade de mascarar.

Sem comentários: