segunda-feira, janeiro 19, 2004

Carta recebida de um leitor da Tribulandia

Exmo. Sr. Secretário de Turismo da Tribulandia

Com os meus respeitosos cumprimentos, venho por este meio expor a Vexa. um pequeno problema social que me atormenta a vida. Desde já, informo Vexa. que sou um fervoroso adepto do Governo que Vexa integra,
com todo o merecimento, assim como fui dos governos anteriores, pois penso que todos têm sacrificado o seu precioso tempo a bem de todos nós. Faço parte de uma iniciativa privada, sacrificada, em terras do interior, que nem sempre tem a compreensão dos poderes e sobretudo da imprensa, sempre disposta a desfazer. Sou o gerente de um estabelecimento de utilidade turístisca e social, muitas vezes, designado por buate, abreviadamente. Com a nossa actividade, estabelecemos o equilíbrio emocional de muitos chefes de família (basta ver as estatísticas de falta de afecto em casa), apoiamos os jogadores das equipas locais quando necessitam de alevantamento moral, árbritos que sofrem da vista, estabelecemos relações com muitos dos países de leste, através de intercâmbio cultural (divulgamos a língua mãe e aprendemos a delas), lançamos âncoras com o outro lado irmão do Atlântico, damos emprego e somos um farol na noite escura dos solitários. Ora, como é habitual em muitas empresas culturais e desportivas temos um pequeno problema com os impostos, estando já sujeitos a penhora dos nossos balneários que tanta falta fazem aos nossos clientes. Somos muito distraídos e, assoberbados com o trabalho, esquecemo-nos de alguns documentos e não liquidamos a tempo as nossas queridas obrigações. Acresce o facto de ter comprado um Ferrari para dar imagem à terra, sem qualquer subsídio, e as prestações são bastante pesadas. Nesta situação, venho sugerir a compra da Quinta das Almas Desamparadas, por um valor simbólico,. que me permita contrair um empréstimo num banco offshore, e pôr as minhas contas em dia com a colectividade. A quinta está desaproveitada como bem público, ninguém lá vai, e eu darei toda a utilidade ao espaço em causa, escusando Vexa. de gastar dinheiro com a manutenção. Aliás, o encerramento do meu humilde estabelecimento iria prejudicar a imagem junto dos turistas que aí virão para o campeonato, e não iria contribuir para a eliminação de tensões que os holliganos terão depois dos jogos.
A bem do turismo e de todos, espero a compreensão de Vexa., assim como a informação se posso requerer um subsídio para oferecer uns jipes a alguns dos meus dedicados colaboradores e admiradores de Vexa. Penso haver uma falha na lei neste aspecto. Tenho estudado muito direito, ultimamente e a justiça tem que ser aperfeiçoada.
Já me esquecia de dizer que a minha mulher diz que Vexa. fica muito bonito na televisãp mas eu acho que Vexa. deveria ir para comentador desportivo que, assim, chega, pelo menos, a ministro.
Seu fiel apoiante (colei milhares de cartazes),

Assinatura ilegível

Conselho do dia - Se alguém segurar a porta de um café para você entrar, passe imponente, sem agradecer ou fazer qualquer gesto atencioso. É certamamente alguém que está a treinar para porteiro europeu, encartado, e você já lhe fez o favor de passar por ele.

Sem comentários: