sábado, novembro 22, 2003

Uma tribu bola

O Riquinho fartou-se de me dar cabo da cachola porque já estava cansado de meter texto na Tribunalandia, e ele cansa-se com facilidade. Coisas...
Eu sou o Pigarro e e desde muito novo adoro a bola.Pode até dizer-se que cresci junto à relva, tantos foram os treinos a que assisti, em pequeno, acompanhado do meu pai e outros vizinhos. Ele era do football antigo e eu do moderno. Era do tempo em que os Presidentes não ganhavam “tostão” e ainda metiam algum do bolso. Os jogadores passavam com uma sande e um copo de tinto, treinavam quase às escuras depois do trabalho e alguns ainda compravam as chuteiras. Uns e outros estão jámuito ultrapassados. Coitados, gostavam de jogar à bola mas não a viam passar... E nem tinham caderninhos para tomar notas das grandes jogadas.
Agora, felizmente, está tudo muito mais moderno. O futebol tornou-se uma indústria, dinâmica, “lucrativa” e fortemente exportadora, que é do que nós precisamos na Tribulandia. Há livros muito interessantes sobre essa evolução, traduzidos do turco.
Mas vamos ao que interessa. Eu, ainda, não tenho gravador, nem frequento muito as buates onde eles ensaiam as tácticas, mas dou-me com alguns amigos dos jornais e, às vezes, vou à gola, e, outras, ouço-os rir e falar nos cafés. Estou, mais ou menos bem informado mas não me perguntem, por exemplo, onde passam férias alguns árbitros que isso é segredo deles. Para não vos cansar muito no primeiro treino, aqui vai:
Ouvi dizer que “O Benfica arma-se”. Será que o Bush sabe disso?
O Fysse declarou: “Quero conquistar o título”.”Comecei a aprender português há quinze dias”. Façamos votos para que esteja de exame feito para o Euro.
O Chokota e o Zahavich chegaram de boa disposição. Graças a Deus, a ver se o clube deles faz pela vida.
Dizem que Alvaiade está como um relógio. Esperemos que não se esqueçam de lhe dar corda.
Para terminar, peço-lhes, encarecidamente, que não interpretem mal o gesto de um treinador quando leva a mão ao pescoço.

Conselho do dia- Não gaste o seu dinheiro a mudar de pneus. Os seus mesmo carecas ainda fazem mais uns 50000 Km. E confie sempre na sorte, verá que se dará bem.

Sem comentários: