terça-feira, dezembro 28, 2004

Uma novidade fantástica que é nenhuma novidade

Público
Aprovado Orçamento da Câmara do Porto

"Sem rasgo nem ambição" e de "uma continuidade confrangedora" foi como os deputados da oposição qualificaram ontem o orçamento da Câmara do Porto. A crítica não impediu que o documento, no valor de 236,4 milhões, fosse aprovado com 26 votos a favor (PSD e CDS-PP), 18 contra (PS e BE) e três abstenções (CDU).
A única "nuance" na discussão foi a introduzida pelo próprio Rui Rio. Depois de ter dito que o documento não trazia "novidade nenhuma", o autarca deu ontem a volta ao discurso, considerando que, afinal, "o orçamento tem uma novidade fantástica", que é a sua "coerência absoluta com o do ano anterior". E as apostas mantêm-se: equilíbrio das contas, reabilitação dos bairros sociais, beneficiação das escolas e conclusão do túnel de Ceuta.

Esperemos que tenha sido aprovada uma moção para a continuação da política do buraco e das obras sem fim apontado. Pelos vistos a vivificação do tecido urbano, cultural e económico não anda nas preocupações dos ilustres autarcas. Toca a sacrificar a vida actual e diária do cidadão em nome do equilíbrio podre.

Sem comentários: