quinta-feira, setembro 09, 2004

A participação dos automóveis de gama alta no PIB

JN
Euro 2004 beneficiou recuperação económica
contas nacionais O PIB cresceu 1,5% devido ao aumento da procura e do investimento As exportações subiram, mas menos que as importações

A economia portuguesa continuou a evoluir positivamente no segundo trimestre deste ano, confirmando os indícios já revelados nos primeiros três meses. O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, ontem, que a recuperação económica se deveu sobretudo ao aumento do consumo privado, do investimento e das exportações, influenciados pela realização do Euro 2004.
No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,5% em termos reais face ao período homólogo e 0,3% face aos primeiros três meses. O principal contributo veio da procura interna (mais 2,7% face ao homólogo), sobretudo da compra de bens de consumo duradouro como automóveis de gama alta. Em termos globais, no primeiro semestre deste ano, o PIB cresceu 0,91% em comparação com o ano passado.
(...)
Contudo, o saldo da balança comercial continuou a deteriorar-se, uma vez que o aumento da procura interna fez crescer as importações a um ritmo superior ao das exportações (9,8%). Em consequência, agravaram-se as necessidades de financiamento da economia.

Interessante participação do consumo interno e sobretudo dos automóveis de gama alta. Estamos a progredir...

Sem comentários: