sábado, setembro 18, 2004

Tudo tem que ser produto pago na Tribulandia

Vejo num blog uma grande alegria pelo acabar do serviço militar obrigatório, considerando tratar-se do fim duma escravatura dos jovens que por um valor simbólico sacrificavam parte das suas vidas. Penso, minimamente, que se trata de um insulto a todos os jovens que passaram pelas fileiras do exército mas que nunca se sentiram escravos e que foram uma parte importante da alteração de mentalidade das forças armadas. Eu, pelo menos, nunca me senti escravo e tenho muito orgulho em não ter fugido ao que eu pensava ser uma obrigação para com o meu país. Fugir a defender a sua nação foi sempre para mim uma prova de cobardia, alicerçada em falsas razões pacifistas (salvo raras excepções). Não que seja adepto de guerras e matanças mas penso que muitos dos que fugiram ao serviço militar são hoje grandes defensores do ódio e das guerras porque não passaram nem tencionam passar por lá. Criar um exército de mercenários é o mesmo que dizer que defenderão quem lhes paga e não o seu povo ou a sua nação. Mas como tudo tem que ser pago e abandalhado é difícil entender para muitos o valor do sacrifício por ideais.

Sem comentários: