quinta-feira, outubro 28, 2004

O que vamos criando na Tribulandia

Público
Quase 37 Roubos por Dia Participados em 2003
Por JOSÉ BENTO AMARO

Abandono do Estado

"As escolas não possuem uma organização que interesse a este tipo de jovens [os que praticam assaltos à mão armada]", diz o responsável da PJ quando questionado sobre os motivos que podem explicar o aumento deste tipo de criminalidade. "Falta acompanhamento, tanto a nivel escolar, como outro que deveria ser da responsabilidade do Estado. O Estado deveria ser mais interventivo, criando referências positivas que pudessem contribuir para a diminuição do número de jovens que se lançam no crime."
Pessoa Nunes, embora numa análise superficial, considera que existe, entre os criminosos, uma taxa elevada de "abandono escolar e de falta de acompanhamento."
"Há gerações de crianças criadas sem meios económicos. Viram os pais trabalhar uma vida inteira e nunca chegaram a ter o mesmo que outros da sua idade. Isso poderá explicar o facto de muitos deles estarem desocupados e de não querem, sequer, trabalhar. Optam, muitas vezes, por conseguir esses bens de maneira diferente: roubando", adianta Pessoa Nunes.


Não haverá uma responsabilidade global da sociedade nestas situações? Que valores e actividades "vendemos" a estes jovens? Que tudo é lícito para enriquecer rápido? Pelos exemplos que vêm devem acreditar nisso. Que construímos para que eles possam ver que podem existir outros estilos de vida mais tranquilos e felizes? Mais palavrinhas a bater por parte de quem manda? É o mais provável ou então querer mais prisões.

Sem comentários: