sábado, outubro 23, 2004

Os produtos light na sociedade da Tribulandia

Público
E Os Jornalistas, Que Pensam Disto?
Por AUGUSTO SANTOS SILVA
(...)
"Há, de facto, uma constelação de estrelas no firmamento político português que é o subproduto do desenvolvimento de um sistema mediático que quebrou regras de ouro da profissão jornalística e das empresas de comunicação social: regras como a separação entre a notícia e a opinião e a distinção da informação face à publicidade e ao entretenimento, ou como a independência em relação aos poderes e seus meios de propaganda. E, ao mesmo tempo que as quebrava, impôs a precarização da situação laboral dos profissionais, vulnerabilizando-os, sabotou os instrumentos de participação e controlo (como os conselhos de redacção, os conselhos de opinião e as associações de classe) e cultivou alegremente um espírito "light" que endeusa a aparência e despreza a substância, e prefere a adulação da personagem na moda e a reprodução preguiçosa dos seus ditos de espírito, ao trabalho esforçado de inquirir, confirmar e informar."

Infelizmente na sociedade portuguesa tudo se transformou em versão "light" a começar pelos políticos. Mesmo assim, é de considerar a opinião do professor que pode assim meter a mão na sua própria consciência.

Sem comentários: