terça-feira, outubro 19, 2004

Quem não é mediático não vive na Tribulandia

Público
O Carrossel Mediático

(...)
"Os media ditam o que conta, o que pode fazer a diferença, ou seja, estabelecem a realidade que eles mesmo são. Mas isto passa-se mais hoje do que ontem porque quanto mais informação tecnológica existe mais escassa necessariamente é a atenção humana. Daí que os media, sobretudo os de grandes audiências como as televisões generalistas, tenham o poder de modelar o que afecta a vida de todos nós, por isso de modelar a realidade. Até que ponto podem os media alterar a percepção da realidade? Qual a sua influência na concepção do que é verdadeiro e do que é falso? Será que a informação dos media tem que se basear no que aconteceu? Ou poderá debater, e mesmo noticiar, o que podia ter acontecido, o que poderá vir a acontecer, o que supostamente aconteceu, partindo para especulações mil? Se tomarmos como exemplo o caso Marcelo, então a noticia, o desenrolar do carrossel mediático assenta precisamente no que poderá ter acontecido e no que poderá vir a acontecer. Tudo isto tem consequências. Uma delas é a constatação de que os media podem alterar a percepção da realidade e a percepção da realidade, para todos os efeitos é a realidade."

Quem manda nos media? São os donos da realidade (e do dinheiro). Os outros vão vogando ao sabor das notícias numa quinta fechada de monotonia e sobrevivência.

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