sexta-feira, outubro 29, 2004

Uma civilização em fase de estertor

Público
O Controlo dos "Media"

O jornalismo existe para dar resposta a perguntas como o "que está realmente a acontecer?" ou "por que é que isto está a acontecer?". É o que todos nós perguntamos nos dias que correm
(...)
A ideia do jornalismo como contrapoder nasceu da denúncia por parte da imprensa da existência de injustiças e da violação de direitos fundamentais. A actividade jornalística surgiu, assim, como único meio ao dispor dos cidadãos para comunicar os seus protestos e o seu direito a intervir na vida pública. Mas com a aceleração da globalização liberal o jornalismo perdeu esse cariz de contrapoder.
Hoje, os grandes "media" privilegiam os seus interesses particulares em detrimento do interesse geral, confundindo a sua própria liberdade com a estratégia da empresa, como o atesta o caso Marcelo Rebelo de Sousa. Mas esta não pode prevalecer sobre o direito dos cidadãos a uma informação rigorosa e verificada, nem servir de pretexto à difusão consciente de falsas notícias ou à instrumentalização das mesmas.

Resistirão os jornalistas ao poder do deus supremo da sociedade actual: dinheiro? Haverá espaço para uma vivência para além da mera posse de coisas materiais? Conseguirá a sociedade um equilíbrio que permita melhor existência de milhões de seres humanos? Ou continuaremos cegos, surdos e mudos perante a avalancha do primarismo e do retrocesso mental?

Sem comentários: