sexta-feira, outubro 15, 2004

A independência da informação na Tribulandia

Diário Digital
Televisão (In)dependente
Luis Carvalho

"Uma das coisas mais espantosas em todo este episódio caricato que envolve Marcelo Rebelo de Sousa, o Governo e a TVI é que só agora alguns perceberam que a comunicação social não é isenta nem imune a influências políticas, económicas, religiosas e sociais. Muito pelo contrário, há muito que a comunicação social, toda ela, sem excepções, é o mais importante veículo de influências nos Estados modernos e como tal é um antro de imoralidades, um espaço pouco atreito a éticas, a neutralidades e a princípios.
Por isso não percebo a indignação de uns e a admiração de outros. Todos os que estão na política deviam, antes de mais, assumir que estão nas mãos dos jornalistas e que a sua sobrevivência política depende das capas dos jornais e das aberturas dos telejornais. Há muito que se governa para a comunicação social. Há muito que alguns perceberam que ao abrigo da idolatrada “liberdade de imprensa” (Ahahahahaha!!!) se criaram verdadeiros monstros, autênticos abortos nas sociedades modernas, que manietam a própria realidade.
Em todo este circo que mistura políticos e jornalistas ninguém tem razão. É uma relação mutuamente parasitária e profundamente doentia."

Basta olhar para as "promoções" fabricadas sobretudo pela televisão e para a apetência de consumidor para aceitar qualquer porcaria sem olhar à qualidade ou aos resultados da acção do "produto".

Sem comentários: