quinta-feira, setembro 09, 2004

As variáveis que influenciam a famosa produtividade

Sempre que vejo ligar o aumento de salários à produtividade do trabalhador dum maneira simplicista e directa, fico a pensar se saberão do que estão falar. Na verdade, a produtividade não depende apenas da vontade e do esforço do trabalhador.
Sabendo que os factores de melhoria da produtividade do trabalho são:
a) Crescimento do conjunto das qualificações e dos conhecimentos da força de trabalho.
b) Mobilidade profissional da força de trabalho - passagem de empregos de baixa produtividade a empregos de forte produtividade. Se os trabalhadores se transferem de empregos onde a produtividade é relativamente fraca para empregos onde o produto por homem-hora é elevado, a curva das possibilidades de produção desvia-se, mesmo se não se regista nenhuma melhoria de produtividade no seio dos diversos sectores. Fazendo-se a transferência para os sectores de serviços como é natural na economia moderna o crescimento da produção por pessoa é menos evidente.
c) As economias de escala
d) O alargamento e a intensificação do capital (equipamento)
e) A tecnologia - a médio prazo o nivel de vida real depende mais da pesquisa aplicada do que dos aumentos da oferta de capital (equipamento) de que beneficia cada trabalhador.
Será que o trabalhador é responsável por todos estes factores ou tem possibilidades de os influenciar no sentido de aumentar a produtividade?

Sem comentários: