terça-feira, janeiro 18, 2005

Gostar de futebol ou de mundanidades?

Público
O Ausente
Por LA CANCHANUNO RIBEIRO, Madrid
Terça-feira, 18 de Janeiro de 2005

Foi fim-de-semana de visitas. Por Madrid passou Edson Arantes de Oliveira, já sabem, Pelé. Em Barcelona, num "raid" de poucas horas, Roman Abramovich acompanhou José Mourinho numa espreitadela ao Nou Camp para ver o adversário da Liga de Campeões. Houve, portanto, notáveis e "glamour", essa mistura de dinheiro, poder e inutilidade. Mas, para quem gosta da bola e não de mundanas actividades, apareceu um vazio. Havia um ausente.
Pelé, o rei, esteve na capital em tarefas publicitárias de um produto para o bem-estar masculino. E, nada melhor, que uma passagem pelo Santiago Bernabéu, para dar o pontapé de honra e receber o aplauso da memória. A tribuna madridista recuperou, aí vai o palavrão, o "glamour" de recentes tempos. Lá estavam dois ministros, o de Exteriores, Miguel Ângel Moratinos, e da Educação e Ciência, Maria Jesus Sansegundo. E também o presidente do Senado, Javier Rojo. O novo poder socialista sucumbiu ao convite e à vaidade, perpetuando o namoro da política com o pontapé. Uma estranha atracção. Que não se recomenda.

Pois olhe que por cá é muito recomendado o produto da mistura do dinheiro, do poder e da inutilidade e o namoro da política com o pontapé tem dado grandes casamentos.

Sem comentários: