quarta-feira, janeiro 19, 2005

Pior do que isto ainda é possível?

Público
Quanto Pior, Melhor
Por PEDRO URBANO
(...)
II. Mas porquê tanto sofrimento? Quanto pior for o próximo governo, melhor. A caravela está, sabe-lo muito bem, encalhada no lodo há várias décadas; pode desfazer-se de vez, mas não se pode afundar. (Um país encalhado não se afunda.) E se se desfizesse? O tabuado está de tal modo podre que já não serve para lenha. Sequer. (O madeirame? Não te preocupes, ó povo egrégio: já passou por tantos aviltamentos em 800 anos de história que aguenta o próximo governo, por pior que seja, seja ele qual for. Já aguentou muitos outros.)
III. Aliás, bom mesmo seria que o próximo governo fosse mau, muito mau mesmo, o pior possível, pior mesmo que os anteriores, mesmo que isso te pareça impossível. (Não é impossível, é possível, provável e desejável.) Porque quanto pior for, mais depressa acontece alguma coisa e seja o que for que aconteça será melhor do que tudo aquilo que vem acontecendo. Mais depressa despertas da letargia e mais depressa acabas com a asquerosa orgia da mediocridade a que tens assistido, aparvalhado, todos estes anos.


Todo o povo tem os políticos e o governo que merece. Isto de olhar sempre para cima não evita as nossa próprias responsabilidades.

Sem comentários: