terça-feira, janeiro 18, 2005

O capital de risco na Tribulandia

JN
Portugueses têm medo de criar empresas
Correspondente em Bruxelas

Os portugueses são o povo da União Europeia com a maior percentagem (62%) de pessoas que prefere o trabalho por conta própria ao trabalho assalariado, mas mais de dois terços (65%) nunca pensou fazê-lo por via da criação de uma empresa, revela uma sondagem Eurobarómetro cujos resultados foram ontem divulgados, em Bruxelas.Cinquenta e sete por cento é a percentagem de europeus que afirmam nunca ter pensado em criar uma empresa, uma atitude partilhada por menos de metade (44%) da população dos estados-membros.
Pelo menos metade dos europeus e 62% dos portugueses (percentagem mais elevada da União) explica o seu receio de criar uma empresa pelos riscos de falência. Na UE, são os gregos (29%) quem tem menos medo de falir.
(...)
A falta de ajuda financeira é avançada por 82% dos portugueses como razão principal do não cumprimento do desejo de ser patrão de si mesmo.

Quem não tem capital não arrisca nem lho emprestam. Para que servirão as capital de risco existentes? Para ajudar os grandes a crescerem mais?




Sem comentários: