sábado, maio 22, 2004

Uma monarquia moderna


Não é muito fácil para um republicano elogiar uma monarquia. Mas como fez Juan Luis Cebrian durante uma entrevista na 2, na qual, embora republicano, reconheceu o mérito da monarquia espanhola durante a transição para a democracia, chegando mesmo a dizer que uma das suas virtudes (da monarquia) era impedir que um Aznar fosse presidente da República em Espanha. Sempre nutri simpatia pelo actual Rei de Espanha, não só pelo seu papel na manutenção da democracia espanhola mas porque me pareceu sempre bem formado e sensato, com algumas raízes culturais no nosso país.
Para além dos aspectos cor de rosa que aproveitam um acontecimento como o casamento do seu filho para alimentar o sonho de muitos(as) mortais, parece não haver dúvida da necessidade colectiva de imagens de referência que nos elevem da mediocridade do quotidiano. E dada a estrutura piramidal da sociedade porque não ter um símbolo de carácter mais ou menos histórico no cume?
Caso a caso, diria. Neste caso com todo o mérito. Parabéns ao Rei Juan Carlos e sua família. Longos anos de vida e muitos netos. Continuarei republicano.

Sem comentários: