quinta-feira, maio 20, 2004

Elites do Compromisso Tribulandia

No Público":
Elites Pequenas e Desconfiadas Não Produzem Mudanças na Sociedade
.....
""A elite é um grupo que para além do seu lugar funcional tem um lugar tendencialmente liderante no processo da mudança social. Mas se as elites são pequenas, pouco instruídas, pouco confiantes, muito distantes da massa da população, não é expectável que liderem uma mudança", explicou ao PÚBLICO Manuel Villaverde Cabral, do Instituto de Ciência Sociais."
......"Curiosamente, as elites, não só as portuguesas como as restantes, sentem-se menos identificadas com os partidos políticos do que os operários, mas mostram-se mais satisfeitas com o desempenho do regime do que aqueles. "Será que, apesar da falta de identificação elitista com os partidos, o regime foi 'confiscado' pelas elites?" - questiona, na sua comunicação, Villaverde Cabral."

Curiosamente, aquilo que pensamos do Compromisso Tribulandia, cheio de bem instalados à custa do regime mas distantes das necessidades da população, em geral. "Botam" cá pra fora ums série de ideias cheias de mofo mas com uma decoração modernaça para enganar o Zé Pagode.

Sem comentários: