domingo, maio 30, 2004

Os buracos da nova religião pagã

No Público:

João Caupers sobre a construção dos estádios que vão receber o Euro 2004
"Uma gigantesca operação de lobbying"

"O director da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, João Caupers, encerrou ontem, em Coimbra, um colóquio sobre os estádios do Euro 2004 com uma violenta crítica ao financiamento público dos recintos que, afirma, "resultou de uma gigantesca operação de 'lobbying', em que confluiu a acção dos importantes centros de decisão do futebol profissional, das grandes empresas de construção civil, de alguns autarcas politicamente muito influentes e sabe-se lá de quem mais..." "É preciso não esquecer que os grandes empresários da construção civil se contam entre os principais financiadores dos dois grandes partidos políticos", acrescentou
......
Os imperadores de Roma mantinham o povo controlado e feliz 'com panen et circenses'. O nosso Estado democrático dá circo, para ver se o povo se esquece do aumento do preço do pão", concluiu João Caupers, provocando uma gargalhada entre a assistência."

Lentamente, aqui e acolá, as pessoas conscientes vão expondo os seus pontos de vista. Parece que o soporífero injectado na colectividade não é, totalmente, eficaz. Ainda bem. Abre-se a porta da esperança para um país mais equilibrado e livre do circo ridículo que pretende impor os seus interesses e maneiras de viver a todos.

Sem comentários: