quarta-feira, maio 19, 2004

Ideias mirabolantes na saúde da Tribulandia

No Público
Hospital de Leiria Deixa 150 Mil Pessoas Sem Atendimento Médico

"A Ordem dos Médicos (OM) denunciou ontem "mais situações de discriminação de doentes", desta vez no Hospital de Santo André, em Leiria, convertido em hospital-empresa no final de 2002.
De acordo com António Pedro Soure, presidente do distrito médico do Oeste da OM, "150 mil portugueses perderam acesso a algumas especialidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde", porque o Hospital de Leiria fez um regulamento interno excluindo da sua área de influência os doentes de Caldas da Rainha, Bombarral, Óbidos e Peniche. Desde então, os doentes que são enviados do Centro de Saúde das Caldas são mandados embora, acabando por ir bater às portas de hospitais em Lisboa, que mais uma vez não os recebem porque dizem não pertencer à área de residência destes doentes. O caso mais flagrante acontece nas consultas de urologia, mas estende-se às de neurocirurgia e cirurgia vascular."

Ser doente neste país começa a ser um luxo. Será por redução de custos nos Hospitais? Será porque temos população a mais? Ou pretende-se extender a mobilidade aos doentes? Conheça o país desconhecido,viajando cá dentro até conseguir uma consulta.

Sem comentários: