terça-feira, maio 04, 2004

Como é bom sonhar na Tribulandia

Hoje, tive um sonho, no maple. Toda a gente estava em festa, nas ruas, tocando as buzinas dos carros, pondo cachecóis fora das janelas dos mesmos, agitando bandeiras, gritando e usando uns chapéus de vários bicos, muito engraçados, que me faziam lembrar os vikings e outras coisas. Razões principais:
- O meu país atingiu o maior nível de desenvolvimento económico sustentado e respeita as regras de protecção do ambiente.
-O sector da educação foi considerado entre os melhores do mundo, tanto na área humanista como científica. Os alunos usam aqueles esquisitos chapéus quando se formam. Aliás a integração no mercado de trabalho faz-se sem grandes dificuldades.
-No aspecto da saúde pública os serviços são exemplares e os nossos hospitais são condiderados como modelos, a nível mundial.
-As nossas cidades primam pelo civismo e limpeza, sendo muito seguras.
-O estado é uma pessoa de bem e o cidadão confia plenamente nos seus representantes e dirigentes. A polícia é extremamente educada e cívica, rararmente usando da força para impor a ordem nas ruas.
-É quase nula a percentagem de empresas e cidadãos que não cumprem as suas obrigações fiscais e raramente se houve falar de falências (sobretudo fraudulentas).
-A protecção às crianças é exemplar e vários pedagogos nos visitam para apreender as razões do sucesso.
-A corrupção, o desvio de fundos públicos, os comércios ilícitos têm pequena expressão e alguns que caem nesse pecado sujeitam-se, voluntariamente, a tratamento.
-A percentagem de praticantes de desporto é muito elevada, em todas as modalidades e o desporto espectáculo bonito, limpo, decente e profissional. Dá gosto pagar para ver tão bons jogadores. Os dirigentes dirigem, os árbitros apitam e bem e os praticantes são dos mais correctos em campo.
-Os nossos empresários recebem a merecida recompensa dos riscos que assumem e são admirados e estimados pelos trabalhadores, em geral. São modestos, cultos e os mais capazes. Reinvestem a maior parte do que ganham na pesquisa e desenvolvimento. Por isso mesmo, temos das melhores escolas de gestão, frequentadas por alunos de todo o mundo.
-Os nossos velhos são tratados com dignidade e os lares que existem são pontos de convívio salutar entre várias gerações.
-Socialmente, os intelectuais, os professores, os investigadores, os músicos, os poetas, os pintores, os escultores ocupam um lugar especial no nosso consciente colectivo.
Bem, não acabaria de enumerar todas as razões. Bem hajam.
Acordei. O meu vizinho bate-me à porta e diz-me que a razão dos festejos é o Tartaruga Ninja que marcou um golo de penalty. Já estava a achar fartura demais.

Sem comentários: