domingo, dezembro 21, 2003

Classificações

Dou uma volta por outros blogs. Em muitos a preocupação de ser de esquerda ou de direita, pró ou conta os
USA, a favor ou contra Saddam, como se a realidade se dividisse em caixas rotuladas e os classificativos
definissem a qualidade das ideias e das acções. Preto e Branco. Duas cores que definem um universo que
me parece demasiado pardacento. Tão pardacento, que ao longo dos últimos anos o pensamento de muitos
se mudou de um extremo para o outro, acompanhado das correspondentes acções. Só que os valores e os
ideais se confinaram ao canto das gavetas. Passaram de moda. Acomodaram-se ao bem bom do relativismo.
E assim vamos perdendo identidade, humanismo, competitividade económica, coesão social e nos vemos
num túnel sem luz ao fundo. Talvez uma geração futura se liberte das amarras. Tenho essa esperança no
meu pensamento e recordo uma frase de GUERRA JUNQUEIRO

"os políticos consideram-me um poeta; os poetas , um político; os católicos julgam-me um ímpio; os ateus
um crente"

Sem comentários: