terça-feira, março 15, 2005

Os ângulos de visão dos neo-liberais

Público
Manual para levar de vencida os grupos de interesse
Vital Moreira

Para além de considerações sobre o sinal dado pelo discurso quanto à autorização de venda de medicamentos nos supermercados, dado que a medida é inócua, naquele sentido, diz:
(...)
"Por outro lado, se há uma revolução a fazer em Portugal, ela consiste em fazer prevalecer o interesse geral contra os interesses sectoriais e corporativos. E são muitos, estes, desde as associações empresariais aos sindicatos, passando pelos grupos profissionais de elite (ordens profissionais em especial), desde a Igreja Católica e a Opus Dei à maçonaria, desde os magistrados aos militares, desde as universidades às câmaras municipais."
(...)
"Sucede, porém, que não existe igualdade de oportunidades na organização dos interesses de grupo, nem na sua capacidade de influência sobre o poder político"


Se isto é um sinal de luta contra os lobbies poderosos nós vamos ali e vimos... Os dois mais poderosos lobbies neste país são o sistema financeiro e as grandes cadeias de distribuição. E qual tem sido a capacidade dos cidadãos se defenderem, com menor poder económico e numa sociedade individualista?

Sem comentários: