terça-feira, março 29, 2005

A irracionalidade como motor da Tribulandia

Público
A irracionalidade de pagar impostos
Ana Paiva João Caetano

Os sociólogos e os economistas dizem, cada vez mais, que o segredo do sucesso económico das sociedades de mercado reside nos traços culturais dos povos.
Capital social é a nova expressão de ordem para as economias capitalistas. As relações sociais em rede, a confiança social que elas permitem estabelecer e a virtude que pressupõem afiguram-se hoje como motores do desenvolvimento dos países. Por que não desperta a economia portuguesa? De acordo com a moderna teoria socioeconómica, este impasse poderá dever-se a um défice de capital social, essa nova solução milagrosa para a economia concorrencial e sustentável.
Mas será assim? Será que somos um povo individualista e desconfiado, incapaz de agir de forma virtuosa, tendo em conta o interesse colectivo? Não possuímos capital social?


Não se têm fartado de tentar dar cabo desse interesse colectivo? Não continuam a incentivar o egoísmo cego? Não estamos cada vez mais materialistas? Porque andamos sempre a copiar tudo e todos nos piores aspectos da vida em sociedade?

Sem comentários: