quinta-feira, março 24, 2005

Teorizar para tribu ver

Público
Pessoas, competência e gestão

Os fenómenos da competitividade global, da deslocalização do trabalho, da (constante) mutação tecnológica têm condicionado fortemente a gestão de recursos das empresas actuais.
As empresas estão hoje amplamente conscientes da importância da introdução constante de mutações no mercado para fazer face à pressão da concorrência. Para tanto, transferem o tipo de capacidades associadas ao trabalho para um nível em que se faz, cada vez mais, apelo a uma inteligência criativa. Para determinados sectores de actividade económica, empresas e/ou profissões impõe-se a adopção de políticas de gestão estratégica que passam, maxime, por um conceito estratégico da actual gestão de recursos humanos (GRH): a "flexibilidade ofensiva associada à ideia de formação contínua".

Não deve estar a falar da Tribulandia: pessoas, competência e gestão são palavrões muito escutados e pouco considerados nas instituições públicas e privadas. A flexibilidade está mais ligada aos horários de trabalho e a formação contínua aos contractos a prazo. E esta, hem?

Sem comentários: