segunda-feira, julho 12, 2004

Uma boa análise da política na Tribulandia

Publico
O Triunfo dos Aparelhos
Por EDUARDO DÂMASO

"A indigitação de Santana Lopes para primeiro-ministro que se consumou ontem no Conselho Nacional do PSD é a expressão máxima do triunfo dos aparelhos partidários sobre as regras democráticas mais elementares. É a vitória dos pragmáticos do poder sobre os idealistas que partem das velhas referências de valores, competência, conhecimento, ideias.
(...)
A vida política de hoje, goste-se ou não, é de políticos como Santana Lopes, Paulo Portas e Durão Barroso, que sabem aproveitar as oportunidades pessoais, não têm visão de longo prazo nem necessitam, gerem à vista dos conflitos, são pacientes na ocupação de espaços vazios e na procura dos consensos internos que garantam o exercício do poder. São políticos que não se combatem na base das discussões abstractas sobre o carácter - porque também são especialistas em retirar dividendos da vitimização - , nem a partir do sofá de casa. Muito menos a partir do Palácio de Belém, apesar de Jorge Sampaio não ter optado pela solução que seria democraticamente mais saudável. Mesmo que, depois, Santana e Portas ganhassem as eleições.
A culpa de estarem no poder não é deles. É de todos os que não os souberam combater nos últimos dez anos dentro das regras democráticas."

Uma análise muito importante da vida política nacional. Faz pensar e vale a pena ler o artigo todo.

Sem comentários: