quarta-feira, julho 14, 2004

A imitação na Tribulandia

Diário de Notícias

"O jornal A Capital deu como certo, em duas manchetes consecutivas, (8 e 9 de Julho) que o Presidente da República iria convocar eleições. Só depois do discurso de sexta-feira à noite de Jorge Sampaio é que aquele diário de Lisboa se convenceu de que a «tese» que seguira não correspondia à verdade.
No sábado, um editorial com o título «Um pedido de desculpas» dá a mão à palmatória, assinado não só pelo director Luís Osório, como também pelo director adjunto, Rogério Rodrigues, onde se lê: «(...) Não fomos dignos e, por isso, pedimos desculpa (...)»
E é durante o passado fim-de-semana que Luís Osório decide pôr o lugar à disposição, o que não é aceite pela administração, e pede uma posição ao Conselho de Redacção (CR). Este, antes de se pronunciar, quer saber a opinião dos jornalistas, que se pronunciarão hoje pelas 15.00, remetendo depois para uma decisão deste órgão da redacção, disse ao DN, Rui Antunes, do CR daquele jornal."

Até no jornalismo temos que copiar a moda americana. Só que o jornal americano deu notícias falsas sobre as causas da guerra do Iraque e os nossos puseram-se a adivinhar as intenções do presidente quanto a haver ou não eleições. Mas que falta de originalidade. Quiando deixamos de copiar tudo e todos?

Sem comentários: