quarta-feira, julho 28, 2004

A questão é saber dar a palha

Público
Sombras no Parlamento
Santana voltou a estar abaixo das expectativas, desta vez num palco que diziam ser o seu por excelência: o de tribuno com um Parlamento pela frente


"Há uns anos perguntei a um dos vários moderadores de um dos muitos debates televisivos em que Santana Lopes se especializara como é que ele fazia. É que, vistos do sofá, esses debates revelavam que a telegenia e habilidade do agora primeiro-ministro escondiam mal a sua ausência de ideias ou de conhecimento dos temas que tinha de discutir. Ele explicou-me que o truque era dirigir sempre a primeira pergunta ao adversário no debate, que Santana depois arranjava sempre forma de reagir. Umas vezes com umas generalidades, outras com ideias soltas, mas assim a coisa disfarçava-se. O risco era colocar directamente, em primeiro lugar, uma questão concreta à popular figura televisiva: o mais provável era não ter nada para dizer e o debate arrancar engasgado."

Assim se fazem os grandes tribunos na Tribulandia. Com geito e habilidade lá se conseguem imagens de génios. O pior é a realidade que anda por detrás do cenário.

Sem comentários: