sábado, junho 05, 2004

Mergulhos futebolísticos

no Público
Porto mergulha no Metro entre a Trindade e o Estádio do Dragão

"Mal servidos de transportes públicos, os portuenses habituaram-se aos automóveis. E, já se sabe, o homem é um animal de hábitos. A inauguração, hoje, do troço da linha azul do metro entre a Trindade e o Estádio do Dragão pode marcar, porém, uma nova fase na mobilidade da cidade.(...)
Uma revolução? Só o futuro o dirá. Mas os pretextos para utilizar o transporte individual nos percursos pendulares entre a periferia e o centro da cidade serão, doravante, muito menos consistentes. Por outro lado, a estação do Estádio do Dragão, junto à Via de Cintura Interna, disporá também, a partir de Julho, de um parque de estacionamento automóvel com seis pisos e cerca de mil lugares, o qual pretende incentivar quem entra de automóvel na cidade a deixar aí o automóvel e a efectuar o resto do percurso no metropolitano."

Por coincidência ou resultado de estudos profundos a estação fica mesmo junto de um estádio de futebol. Deve ser certamente a zona mais movimentada durante a semana de trabalho por quem vai assistir aos treinos. E também, já agora, um parque de estacionamento para 1000 automóveis. Interrogamo-nos se não haveria outros locais mais carenciados de uma estação, do ponto de vista do utente.

Sem comentários: