sábado, junho 05, 2004

A eterna indiferença dos malditos



No Público

A coordenadora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), Evelyne Herfkens, acusou hoje Portugal de faltar ao compromisso assumido em 2000 de ajudar os países mais pobres.
....
Segundo a responsável, a maioria dos países que assumiram em 2000 o compromisso de contribuir para este combate com uma percentagem do seu Produto Interno Bruto "cortaram o seu apoio aos países pobres".
......
Herfkens apelou, por isso, aos mais jovem para fazerem pressão sobre os seus líderes para que os compromissos sejam cumpridos. "Esta é a primeira geração que pode acabar com a pobreza, falta apenas vontade política", argumentou.
.....
Para exemplificar as assimetrias entre os países pobres e ricos, Evelyne Herfkens afirmou que "o que se gasta na Europa em bonecas Barbie daria para garantir a educação de todas as crianças de África".

Verdades duras e cruas que não podem deixar de ferir a sensibilidade de pessoas normais. A futilidade prevalece sobre as necessidades básicas de muito ser humano. A grande chaga da fome e da doença no mundo permanece graças à indiferença dos poderosos e acomodados. Esperamos que a tal "vontade política apareça" e passemos das boas intenções aos actos.

Sem comentários: