segunda-feira, março 15, 2004

A importância da opinião pública na Democracia

Segundo o Le Monde o principal responsável pela derrota do PP em Espanha é José Maria Aznar, considerando-a uma terrível derrota pessoal."O Partido Popular tinha um crédito de 5 a 6 pontos de avanço apenas há alguns dias.Depois de um primeiro mandato sem falhas, tudo mudou a seguir à maioria absoluta de 2000. Um jornalista escrevia que "Seu gosto pelo segredo tornou-se uma dissimulação, sua determinação, obstinação; sua contenção, a morgue de qualquer um que decide na maior parte das vezes solitário. Por diversas posições acabou num divórcio com a opinião pública: má gestão da crise da Galícia, crispação com os partidos nacionalistas moderados, crispação contínua com a oposição, acusada de traidora sempre que tinha opiniões diferentes, diálogo sindical cortado, domesticação de parte das televisões, ao ponto de ser denunciado pela União Europeia.Finalmente a sua participação na guerra do Iraque, com forte oposição da opinião pública."
Como mencionamos em post anterior, relativo ao trágico acontecimento de Madrid,não deveriam ser atribuídas culpas sem investigação e verifico, por notícia pós eleições, que Aznar se pôs a telefonar pessoalmente aos responsáveis dos grandes jornais para assegurar que a pista da ETA era u única pertinente. Diversos jornais sublinharam que chocados pelas declarações do governo,alguns serviços secretos espanhóis teriam ameaçado de fugas de informação sobre a realidade dos factos.
Ainda bem que a democracia funciona em Espanha. Pode ser que a Tribulandia aprenda a importância de existir uma opinião pública e que ela é indispensável ao funcionamento do sistema. Deixem-se do:-Isso é lá com eles!

Sem comentários: