segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Proveitos para uns e custos para outros

Do Programa do CDS/PP:

Economia

Ponto de partida

(...)
"Por outro lado, é essencial eliminar as consequências da ausência de um clima de concorrência saudável que se traduzem em efeitos negativos limitadores da dinâmica social e da competitividade empresarial. São os casos da rigidez laboral, que se traduz em produtividade baixa e elevados custos unitários de trabalho, do gás, da energia para os grandes consumidores, ou do acesso à Internet, onde Portugal continua a ter os custos mais elevados da União Europeia. Também parece ser evidente que é possível progredir quanto à aposta no internacionalmente chamado I&D - a investigação e desenvolvimento. Nos últimos três anos, Portugal investiu apenas 0,8 do Produto Interno Bruto em I&D, contra 2% da média europeia e 3% nas economias dos Estados Unidos e do Japão. O sector privado investe neste campo apenas 0,25 do PIB. É fundamental que neste indicador o país dê um salto realmente extraordinário, estimulando a ligação entre a investigação pública e universitária à realidade empresarial. Será por via destes e outros caminhos que alcançaremos a solução pretendida."
(Sublinhados nossos)

Muito interessante. Os factores limitativos da competitividade são a rigidez laboral e os custo da energia para os grandes consumidores. Só não se entende,por outro lado, que o sector privado só invista 0,25% em investigação e desenvolvimento (muito menos que os sector público, é claro).
Rapazes preparem-se para trabalhar mais e ganharem menos e ainda para através dos impostos subsidiarem a ausência de capacidade de gestão de muitos empresários, certamente apoiantes deste e de outros partidos de igual cartilha. Para uns o trabalho em excesso, os salários de miséria e os impostos. Para outros os subsídios e ainda a complacência perante a sua absoluta incapacidade de gestão e de investimento de recursos próprios. Afinal em que ficamos? Iniciativa privada ou iniciativa amparada na muleta pública como sempre?

Sem comentários: