quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Os direitos dos consumidores actualmente

JN
Molho inglês não deve ser consumido
Alerta em Portugal depois de ter sido detectado produto potencialmente cancerígeno


As autoridades alimentares apelaram hoje aos portugueses para que deixem de consumir molho inglês até que sejam divulgados os resultados das análises ao produto potencialmente cancerígeno importado do Reino Unido.
(...)
Os 359 produtos alimentares retirados do mercado britânico são habitualmente comercializados por cadeias de supermercados no Reino Unido, como a Asda, Waitrose, Tesco, Marks and Spencer e SainburyÈs, e contêm um molho produzido pela sociedade Premier Foods, denominado Crosse and Blackwell Worcester Sauce.
A autoridade alimentar britânica alertou os consumidores que tenham em casa este tipo de produtos para não os utilizarem.
Um lote de pimenta em pó com o colorante Sudan 1, um produto de uso proibido no fabrico de alimentos na União Europeia, foi usado no fabrico do molho agora retirado do mercado.
O Sudan 1 é normalmente utilizado para dar cor vermelha aos solventes, cera ou graxa e, segundo António Ramos, usado nalguns países orientais para dar mais cor às especiarias.

Mais uma das maravilhas dos produtos impingidos aos consumidores. Tudo segue sem análise e cuidado. Depois ver-se-á. O que interessa é vender.

Sem comentários: