domingo, novembro 14, 2004

Primeiro fere-se, depois cura-se

JN
Sampaio apadrinha criação da Porto Vivo

"A Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) vai ser constituída publicamente no próximo dia 27. Na cerimónia, que contará com a presença do presidente da República, Jorge Sampaio, vão também tomar posse os vários orgãos que compõem a sociedade, criada para reabilitar a Baixa portuense.
Arlindo Cunha, ex-ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, é o presidente do Conselho de Administração da SRU com funções não executivas. O poder executivo ficará nas mãos de Joaquim Branco, que presidiu à comissão instaladora da sociedade, e de Rui Quelhas.
A Porto Vivo, com sede na Rua Mouzinho da Silveira, é ainda constituída por um conselho consultivo, onde se destacam personalidades da cidade que se notabilizaram em diversas áreas. Tais como o banqueiro Artur Santos Silva, o arquitecto Álvaro Siza Vieira, o professor Nuno Grande, o historiador Hélder Pacheco, o economista Daniel Bessa e o advogado Miguel Veiga, entre outros."

Primeiro, durante décadas deixa-se morrer a cidade e contribui-se para o seu despovoamento e empobrecimento. Depois, descobre-se a pólvora e faz-se uma sociedade com mais umas equipas para mostrarem o seu brilhantismo teórico. Basta ter andado por essas ruas nos últimos anos para comprovar. Um exemplo: porque estão vazios no centro do Porto grandes edifícios que já foram sede de importantes instituições bancárias?

Sem comentários: