domingo, novembro 28, 2004

As novas e velhas "elites" da Tribulandia

Público
O "Grito"
Por ANA SÁ LOPESPÃO & ROSAS

" O prof. Cavaco lançou o "grito", ontem no "Expresso". É o "grito de alarme" contra a situação, o "grito" de ruptura com o PSD no poder, o grito do Ipiranga da sua candidatura presidencial em oposição a Santana Lopes que, há quinze dias atrás, no congresso choramingas, o desafiou a definir-se sobre Belém.
Até aqui havia indícios, evidentemente. O prof. falava aqui e ali, em tom catastrófico, sobre a economia nacional; defendeu Marcelo Rebelo de Sousa (por quem nunca morreu de amores) contra o governo de Santana Lopes; em pleno congresso social-democrata, apanhado em Madrid, confessou-se desiludido com o rumo da vida política; esta semana mostrou-se crítico para com o Orçamento e com o rumo traçado para a economia.
Mas agora vem o "grito" berrado no "Expresso", o "grito de alarme sobre as consequências da tendência para a degradação da qualidade dos agentes políticos", o grito para que "as elites profissionais acordem e saiam da posição, aparentemente cómoda, de críticos da mediocridade dos políticos".


Onde já vai o desencanto. Falta saber qual o grau de responsabilidade das tais elites profissionais que acabaram por nos conduzir a esta situação. Mudaram assim tanto o país?

Sem comentários: