quinta-feira, agosto 12, 2004

Brilhantes instruções na Tribulandia

Público
Sinais de Fogo

Num espaço de breves dias, a visão e a leitura cruzadas de uma reportagem televisiva e de um artigo de jornal evidenciam, como paradoxo insustentável, a incapacidade escandalosa de evitar a tragédia anualmente repetida dos fogos que vão devastando a floresta portuguesa.
Na televisão, vêem-se uns incrédulos e constrangidos vigilantes florestais a atolarem pequenos automóveis utilitários de características urbanas - de marca Toyota e modelo Yaris, para ser mais preciso - em caminhos improvisados no meio de pinheiros, mato e eucaliptos. E a lamentarem-se da superior ordem de serviço, em papel escrito e devidamente timbrado numa qualquer tipografia de Lisboa ou arredores, que os aconselha a utilizarem somente percursos alcatroados para não danificar - e já agora também para não sujar - os preciosos veículos destinados à prevenção e detecção de incêndios certamente adquiridos com o dinheiro de todos nós.

Se não fosse trágico daria para fazer rir. Que estranha doença atacou muita cabecinha neste país? Algum vírus muito perigoso porque nos parece alastrar rapidamente e torna os incompetentes ainda mais ridículos. Não nos admirava nada que fossem condecorados pelo brilhantismo das instruções. Para o ano haverá mais e igual. Safa!

Sem comentários: