quinta-feira, agosto 19, 2004

Mas há dinheiro para festas e foguetes...

DN
Estado não paga análises ao vírus da hepatite C

Os testes que permitem certificar a a existência do vírus de hepatite C no organismo, os PCR (poliomerase chain reaction), não são pagos pelo Serviço Nacional de Saúde. Estes testes, que custam entre cem e 250 euros, dependendo do laboratório onde forem efectuados, só são gratuitos para quem esteja a ser acompanhado num hospital.
O Estado português só comparticipa um dos testes da hepatite C, o anti-HCV, que identifica os anticorpos do vírus. Teste que não é conclusivo: a presença de anticorpos não significa estar infectado.
«É extremamente injusto que uma pessoa tenha que pagar 20 ou 30 contos por uma análise que lhe vai permitir saber se tem ou não uma doença grave e se tem ou não de se tratar». Ricardo Camacho, responsável pelo laboratório de virologia do Hospital Egas Moniz, de Lisboa, considera que está em causa um problema de saúde pública que, de resto, vai muito para além do preço da análise, já que as estimativas apontam para entre 100 e 150 mil infectados no país, a maioria dos quais não faz a mínima ideia do seu estado.

Onde para o direito à saúde? Quem não tiver dinheiro para a análise que espere pacientemente... Afinal quem os mandou adoecer sem dinheiro?

Sem comentários: