segunda-feira, agosto 16, 2004

O retorno a Adam Smith na Tribulandia

Segundo Adam Smith, os homens, "ao prosseguir as conveniências pessoais, são levados por mão invisível a prosseguir fins alheios às próprias intenções. A sua crença na ordem natural é clara. Poucas vezes o governo poderá ser mais eficaz do que quando é negativo. A sua intervenção nas questões humanas, é geralmente, infeliz. Dê-se a cada membro da sociedade a possibilidade de elevar ao máximo o proveito próprio que ele, compelido pela ordem natural das coisas, contribuirá ao máximo parao bem da colectividade".
"Só que a tentativa de unir a análise económica com a filisofia social não foi inteiramente bem sucedida. A teoria económica, foi usada na na defesa de concepções sociais inteiramente diferentes daquela que perfilhou e até mesmo de sistemas políticos opostos."
Se repararmos, historicamente e actualmente, a defesa dos interesses sociais dos mais desfavorecidos não é resolvida pela ordem natural nem os que que leram A "Riqueza das Nações" devem ter lido "A Teoria dos Sentimentos Morais". O homem é bom juiz dos seus maus interesses e mau juiz dos interesses dos outros.

Sem comentários: