terça-feira, agosto 17, 2004

Como construir e destruir reputações

DN
Erro da revista «Veja» destruiu imagem de deputado brasileiro

SÉRGIO BARRETO MOTTA RIO DE JANEIRO
Em 1993, a principal revista semanal brasileira, Veja, publicou uma reportagem que desmoralizou o então presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro. Com o título de «Até tu, Ibsen», a reportagem acusava o deputado de haver movimentado, ilicitamente, um milhão de dólares no exterior. À época, o nome de Ibsen era citado como possível candidato à presidência da República.
No entanto, segundo uma carta do jornalista responsável pelo artigo da denúncia, Luís Costa Pinto, pouco antes do fecho da edição o próprio profissional descobriu o erro que cometera: a quantia movimentada não era o milhão de dólares, mas inexpressivos mil dólares. Segundo o depoimento de Costa Pinto, agora publicado pela concorrente Isto É, a Veja decidiu não mudar a reportagem e, em vez disso, foi buscar depoimentos que corroborassem a denúncia. A Veja desvalorizou o facto de poder prejudicar a imagem da vítima, concentrando as suas preocupações em não ter prejuízo com a suspensão da distribuição, pois a revista já estava impressa.

Aqui se demonstra como a consideração de prejuízos financeiros se sobrepõe à defesa do direito à dignidade. E trata-se de uma conceituada revista. Quantas e quantas notícias deste tipo não terão sido publicadas. Normalmente, a correcção vem num cantinho de uma página interior...

Sem comentários: