terça-feira, agosto 17, 2004

Incongruências do socialismo democrático

Público
Esquerda e Realismo
O PS devia aproveitar o debate pré-congresso para olhar para a experiência acumulada pelos socialistas - em especial pelos que governaram - nos últimos cem anos

"Boa parte dos problemas do socialismo democrático é que não encontrou formas de contrariar dois fenómenos: o fim dos "anos de ouro" do capitalismo, isto é, os anos do pós-guerra em que um crescimento económico irrepetível permitiu criar os modernos estados de bem-estar, e a globalização. Esta última cria um paradoxo com que a esquerda clássica lida mal, pois permite o aparecimento de economias emergentes que levam alguma prosperidade a países antes paupérrimos, o que implica uma concorrência que desestabiliza as indústrias do mundo desenvolvido."

Poderemos tirar como conclusão que o socialismo democrático só sobrevive em épocas de grande crescimento económico dos países desenvolvidos e estagnação das economias menos competitivas? E como é que o desenvolvimento dos países paupérrimos causa a desestabilização do mundo desenvolvido? Assim retratado, ele torna-se um gestor de crises sociais, em épocas de crescimento (de alguns) o que é bem uma tarefa menor. Qualquer partido liberal, com princípios morais e éticos pode fazer o mesmo.

Sem comentários: