terça-feira, junho 01, 2004

Todos unidos a apelar

"Eleições de "2ª ordem"
JN
"Tecnicamente, "estas serão eleições de segunda ordem", categorizou, ao JN, Pedro Magalhães. O especialista em comportamentos eleitorais do Instituto de Ciências Sociais argumentou que a principal razão da elevada abstenção nas europeias é o facto de a "constituição política do Parlamento Europeu ser um factor muito menos decisivo do que comparativamente o da Assembleia da República na constituição do Governo". É certo que muita da legislação aprovada em Bruxelas tem de ser transposta para as leis nacionais, tal como sublinhou o presidente, mas não é essa "a percepção" que os eleitores têm dos "poderes reais".
......Interpelado sobre os apelos dos políticos ao voto, Pedro Magalhães manifestou-se céptico: "Não sei se se preocupam genuinamente, embora digam que sim". O problema, justificou, é que "o nível de identificação e lealdade das pessoas em relação aos partidos diminuiu. E essa é a chave para a participação eleitoral", afirmou."

Bem me parecia que a aflição deles era o nível a que chegaram. Aliás continuamos sem saber o que eles fazem por lá. Devem ter aprendido um pouco mais de golfe, maneiras de estar à mesa, salamaleques e seus derivados. Pena é o vencimento ser tão baixo e sem aumentos à vista.

Sem comentários: