quarta-feira, abril 13, 2005

Que segredos conterá a lista?

DN
Lista da PIDE na Torre do Tombo
Segredo. Documento esteve 30 anos nas mãos da maçonaria
O Grande Oriente Lusitano (GOL) vai entregar à Torre do Tombo a lista de 3600 agentes e informadores da PIDE guardada há 30 anos pela Loja Liberdade, anunciou ontem o grão- mestre da Maçonaria Portuguesa, António Arnaut.


O mais alto dignitário da Maçonaria abordou o assunto com o director da Torre do Tombo, Pedro Dias, dando início ao processo de entrega, 24 horas depois de o dossier, que terá pertencido à Legião Portuguesa, ter sido depositado no cofre de um banco por António Arnaut. O documento, entregue sábado ao grão-mestre durante um banquete em Lisboa, tinha sido encontrado, logo após o 25 de Abril de 1974, por um membro da Loja da Liberdade no Palácio Maçónico. Este edifício, situado no Bairro Alto, em Lisboa, e confiscado pela ditadura de Salazar, foi ocupado pela Legião Portuguesa entre 1935 e 1974, ano em que foi devolvido à Maçonaria. "Aquele maçon manteve o documento sob sigilo e só agora o entregou ao grão-mestre, que desconhecia a sua existência", reafirmou António Arnaut.

Um dia a história se encarregará de trazer há luz estes segredos que, pelos vistos, são melindrosos para muitos democratas que por aí andam vendendo postas de pescada.

Sem comentários: