quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Antevisão de futuro na Tribulandia

Há dias conversando com um velho amigo da área das sociologias, trocamos impressões sobre os diversos flagelos sociais que atormentam a nossa sociedade: egoísmo extremo, falta de respeito pelo semelhante, descrédito da política, rebaixamento do nível cultural de largas camadas da população, competividade e trabalho exagerado de muitos jovens, ausência da valores afectivos (familiares e não familiares), ausência de perspectivas de futuro tranquilo, insegurança social e económica e muitos outros que todos vamos reconhecendo no dia a dia. Falamos ainda da descrença e da indiferença geral, do predomínio da diversão a todo o custo, do hoje como meta indiscutível de um viver fictício. O meu amigo a determinado ponto disse-me que nos encontramos no caminho do fim de uma civilização e ainda não sabemos o que a vai substituir. A princípio, não concordei, inteiramente. Mas pensando melhor, não deixei aceitar o seu argumento.E nos últimos dias, tenho vindo a pensar o que será e quando esse final se verificará. Penso que ainda demorará e que se irão verificar muitos acontecimentos antes disso. Uma certeza entra no meu raciocínio. Vamos pagar caro os erros cometidos, todos nós sem excepção. E de que tipo será a nova ordem social, económica e cultural? Não tenho respostas mas tenho receios.

Sem comentários: