sexta-feira, maio 27, 2005

O mundo sórdido de um "desporto" chamado futebol

O mercado global da batota
Apito Dourado é só uma amostra da realidade sórdida do futebol mundial Da Alemanha à China, da Itália à República Checa, redes mafiosas contaminam árbitros e põem o espírito do jogo em leilão
Almiro Ferreira

O"Apito Dourado" é só um dos muitos tumores da corrupção, suspeita ou já diagnosticada, que gangrena o futebol, no Mundo e, principalmente, na Europa, que é onde a "indústria", como agora se chama ao "beautifull game", movimenta somas de dinheiro inauditas. Entre jogadores subornados, pequenos ou grandes arranjos e árbitros corrompidos por sistemas mafiosos, sobretudo o das apostas, é o espírito do jogo que está em causa, em Portugal como na República Checa, na África do Sul, na China, no Vietname, na Alemanha, na Áustria, na Grécia, na Itália, na Polónia, na Bélgica… Sempre com um denominador comum na maior parte dos casos a fraude pelo acesso às receitas (TV, patrocínios…), mais do que a busca da glória ou dos troféus desportivos.

Afinal de que andam os adeptos à procura? Será de uma mentira sórdida que lhes encha o ego de fabricados triunfos ou o masoquismo de sustentar tamanha trafulhice? Sinais dos tempos dirão, conformados, muitos políticos que na babugem da popularidade se juntam à cambada. Bom proveito.

Sem comentários: