domingo, outubro 23, 2005

Um sério atentado à liberdade de expressão

Em "Público" de 23-10-05
Domesticar os jornalistas
Francisco Teixeira da Mota

"Lenta e paulatinadamente, o governo avança contra mais uma das "corporações". Desta vez é a dos jornalistas. Mas não pretende (para já) pôr em causa o "especialíssimo" regime de previdência de que gozam estes profissionais. Não, para já, o objectivo corre o risco de ser outro: torná-los reverentes e receosos...para mal de todos nós"

(...)
E se é certo que o governo, provavelmente retirando lições da recente presidência da CCPJ (Comissão da Carteira Profissional de Jornalista), afastou a ideia de ter um magistrado à frente deste orgão, a verdade é que a criação de um terceiro organismo, para além da entidade patronal e dos tribunais, perante o qual os jornalistas passam a ter de responder e a ser punidos pelo que escrevem, constitui um acrescido risco de atentados à sua liberdade de produzir informação e à nossa de a receber. Um enorme risco.

Não descansam enquanto não amordaçarem a imprensa a seu belo prazer para tranquilidade do regime. O que se chamará a isto, vindo de um governo socialista?

Sem comentários: