terça-feira, setembro 27, 2005

Uma explicação simplicista e enganadora

DN
Tentar perceber
Escândalo
Francisco sarsfield cabral

"Os furacões nos EUA deram pretexto para renovar a controvérsia em torno do anti e do pró-americanismo, com as banalidades do costume. Mas muita gente ficou chocada ao descobrir que o país mais poderoso do mundo alberga afinal tanta miséria. Uma miséria largamente ignorada. O Terceiro Mundo em plena América surgiu como um escândalo. Os furacões tornaram os pobres subitamente visíveis, como se lia no Washington Post de quinta-feira."
(...)
"Sociedades com um altíssimo nível de prosperidade global toleram a persistência da miséria no seu interior. Não é supreendente. É que, hoje, os pobres são minorias. Muitos deles nem votam, logo não contam.
A surpresa de alguns prende-se com a crescente tendência para não ver essas minorias de marginalizados. Muitos não querem recordar um passado familiar de pobreza. E convém afastar os pobres da vista, porque incomodam as consciências (daí, também, a moda dos condomínios fechados)."


Os pobres são minorias? Será apenas uma questão de visibilidade? Não seria melhor aprofundar este tema e ler o que se escreve por esse mundo fora por economistas e sociólogos de renome internacional?

Sem comentários: