segunda-feira, novembro 21, 2005

Trabalhar toda a vida para reformas de vadio

DN
"Trabalhei toda a vida mas tenho reforma de vadio"
"Envelhecimento e Autonomia" é o tema da jornada de quatro dias de presidência aberta que hoje se inicia para discutir a problemática dos idosos em Portugal
graça henriques
joana rei
(...)
"Soares" é apenas um entre os 1,7 milhões de idosos existentes em Portugal. Designação que as estatísticas atribuem a quem tem mais de 64 anos. Os números têm crescido a uma velocidade vertiginosa (nos últimos 45 anos aumentaram 140%) - e os problemas também. É este fenómeno social que o Presidente da República quer ver discutido nos quatro dias de uma jornada sobre o "Envelhecimento e Autonomia", que hoje inicia (ver caixa). Jorge Sampaio entende que os problemas da terceira idade obrigam à reflexão sobre questões como a subsistência, qualidade de vida, estatuto social, solidariedade intergeracional e sustentabilidade dos sistemas de segurança social e da saúde. O voluntariado e o envelhecimento activo são outros temas da "presidência aberta".

Será que vamos sair das boas intenções e das boas palavras para encher jornais e televisão? Será que começa a haver vergonha na cara de muitos poderosos?

Sem comentários: