domingo, janeiro 08, 2006

Ensino para quem e para quê?

JN
Alunos sem sucesso com currículos alternativos


Os alunos do Ensino Básico sem sucesso escolar ou com problemas de adaptação vão ter turmas com currículos próprios a partir do próximo ano lectivo.
O despacho normativo nº1/2006 define que o "percurso curricular alternativo" será concebido com base na "caracterização do grupo de alunos" alvo, a par das "competências essenciais a desenvolver" para cumprimento do Ensino Básico e habilitações de ingresso.
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Estes currículos destinam-se a grupos específicos, com um mínimo de dez elementos, de alunos até aos 15 anos de idade, que configurem casos de insucesso escolar repetido. Também poderão ser incluídos alunos com problemas de integração, ameaça de risco de marginalização, exclusão social ou abandono escolar.


É evidente que existe uma situação desigual nas condições básicas de vida na altura do acesso ao ensino que determina, na maior parte dos casos, o insucesso à partida. Enquanto a sociedade produzir excluídos o ensino não atingirá a maioria dos jovens. Muitos estarão destinados à marginalidade, em sentido amplo.

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