terça-feira, setembro 26, 2006

Os incompetentes ao poder!

Jornal de Negócios
Sérgio Figueiredo
Sócrates é responsável
(...)
A maioria acreditou que era possível governar para as pessoas, mas consente (incentiva?) os militantes do seu partido a governarem-se.
A maioria acreditou que era possível governar desagradando a grupos poderosos, desafiando interesses organizados. Acreditava, enfim, que o seu projecto de «esquerda moderna» também passava pela moralização do sistema

Afinal, o seu Governo limita-se a fazer o mesmo de outros: de outros governos, com outros nomes, mas promovendo os incompetentes de sempre. Gomes na Galp. Vara na Caixa.

A acreditar morreu um burro com albarda e tudo...

A Justiça é cega, surda e muda

JN
Negligência médica:

Cinco anos sem justiça - Serginho nasceu normal e assim foi até aos dois anos e sete meses, altura em que entrou em coma e de lá saiu com paralisia cerebral. "Tudo por causa de um diagnóstico que não foi dado atempadamente, por causa de uma médica que o mandou para casa sem sequer o ter auscultado", defende a sua mãe. Hoje, com sete anos, Serginho não fala, não anda, não faz nada sozinho

Não perder o próximo capítulo desta telenovela

JN
Correio da Manhã intimado a identificar quem avisou Pinto da Costa
Diário noticiou domingo, em primeira página, que o presidente do Futebol Clube do Porto foi avisado de que a sua casa iria ser alvo de uma busca

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ) pediu, hoje, ao Correio da Manhã que identifique “de forma inequívoca” quem avisou antecipadamente Pinto da Costa de que a sua casa seria alvo de buscas.
O Correio da Manhã noticiou domingo, em primeira página, que o presidente do Futebol Clube do Porto foi avisado de que a sua casa iria ser alvo de uma busca, o que lhe terá permitido ausentar-se do país, evitando a detenção e frustrando as próprias buscas.

Os nossos grandes comentadores da economia


gapingvoid

O povo é sereno

Debate sobre as relações Portugal-Espanha. Lá estão todos os beneficiados pelo descalabro nacional. Circunspectos e rígidos, bem vestidinhos desenvolvem a teoria do "já nos safamos". Que sim, que sim, que devemos copiar o dinamismo dos nossos vizinhos. Só se esquecem que do lado de lá não existem tantos vendilhões do templo. As fronteiras esgotaram-se nos lugarzinhos que sobraram para alguns e as coplas dos cabarés de Madrid devem ter apagado muitas lágrimas de crocodilo. Já mal aguentamos olhar aquelas faces. Os revoltosos de 1640 devem estar a dar voltas nas tumbas depois de se terem esquecido dos descendentes Vasconcelos. A bandeira da desdita figura agora enquadrada no espaço ibérico. Que lhes faça bom proveito. Um dia, algum descendente seu sentirá a vergonha por eles.

domingo, setembro 24, 2006

Os esquecidos do Compromisso Portugal


B Tal
Publicada ao abrigo de uma licença Creative Commons

As toupeiras engravatadas

DN
A ascese do Beato
Nuno Brederode Santos
Jurista brederode@clix.pt

Em Fevereiro de 2004, o "Compromisso Portugal" reunia gestores e quadros superiores de empresa, solteiros ou viúvos da intervenção política, num ensaio de visibilidade política ainda um tanto experimental. Uns, sem paciência para a via-sacra partidária, apostariam só numa aventura pessoal na área do "centrão", enquanto outros visavam institucionalizar uma influência duradoura sobre o associativismo patronal (que então foi dito ser necessário unificar) e indirectamente sobre a coligação no poder.
Aprovaram então trinta "medidas" que ao Estado, e só a ele, competiriam. Mas, passada a girândola mediática, mergulharam em trevas de toupeira, raramente assomando à superfície - onde só o Sol é certo, os media não.

Cada vez são menos os enganados...

Soma e segue

JN
Câmara reafirma empenho na reestruturação da EPUL
Gina Pereira

A notícia da existência de mais de uma dezena de directores da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) com ordenados chorudos e contratos muito vantajosos, que representam um encargo anual de 1,2 milhões de euros - ontem avançada pelo "Expresso" - veio avolumar ainda mais as suspeitas que recaem sobre o desempenho desta empresa municipal nos últimos anos, que tem sido abundantemente objecto de notícias.

Assim se gere democraticamente...

Os alinhados do Compromisso


gapingvoid

O sistema quer-se quentinho

Vem aí um novo procurador. Os políticos já pensam em como o amansar. Sim, porque isto se levantar suspeitas sobre eleitos do povo tem que se lhe diga. Certamente, tudo vai ficar na mesma: justiça é apenas para aplicar a pobre. Rico tem advogado, engole os apitos dourados e só gosta de criancinhas para plantar flores. Aliás, se são famosos e aparecem todos os dias nas revistas e na televisão são, necessariamente, decentes e bons chefes de família. Deus nos livre de pensarmos que nos roubam ou enganam. Era o que faltava!

Eles comem tudo e não deixam nada

Os do Compromisso do Portugal dos pequeninos voltaram a aparecer bem vestidinhos, gravatinhas novas e cheios das mesmas e matravilhosas ideias para tratarem da saúde dos outros, Despede-se aqui e ali, acaba-se com a Segurança Social, põe-se o Estado mais e pequeno e a trabalhar apenas para eles e seus mandantes, renova-se a frota dos seus queridos carrinhos e motoristas e aí está o país na senda do progresso. Dormiram mais dois anos à sombra dos monopólios, comeram diversas almoçaradas, riram-se com as suas secretárias e aí vêm eles espantar os saloios. Esperemos, pelo menos, que adormeçam mais dois anos embora com os inerentes prejuízos para os que tanto gostam do discurso. Nós, por mero acaso, passamos bem sem aas suas idiotices.

domingo, setembro 03, 2006

Justiça desportiva na Tribulandia


ruurmo
Creative Commons

Teoria da mudança imóvel ganha adeptos

Segundo o "Expresso" (em primeira página) O Compromisso regressa.
"Mudou o mundo, mas muitos dos desafios de Portugal mantiveram-se", diz António Carrapatoso, um dos promotores do Comopromisso Portugal, justificando o seu ressurgimento dois anos e meio depois.

Com este índice de eficiência Portugal bem pode ficar adormecido. E esta descoberta que o mundo mudou? Fabulosa! Bem podem indigitar este brilhante gestor para Prémio Nobel. A Tribulandia apoia e está disposta a esperar mais dois anos e meio.

sábado, setembro 02, 2006

Aprenderam todos pela mesma cartilha

JN
Luís Filipe Vieira foi à Festa do Avante!
Presidente do Benfica aceitou um convite do director do jornal comunista, benfiquista ferrenho tal como Jerónimo de Sousa

O presidente do Benfica foi hoje o centro das atenções na 30¦ edição da Festa do Avante!, que visitou pela primeira vez, na qualidade de "homem do povo".
Acompanhado de três colaboradores, Luís Filipe Vieira dirigiu- se ao Pavilhão Central para se encontrar com o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, na esplanada, tendo sido logo rodeado de "flashes" e câmaras de televisão


Não há grande dúvida que todos frequentaram as mesmas escolas...

Isto é que é verdadeiro progresso e democracia

No Dossiê especial do Expresso "Saúde Pública", O Dr alvaro Cidrais escreve:

"No contexto liberalista da sociedade, daqui a 40 anos, a esperança média de vida dos ricos será muito mais elevada do que a dos pobres (poderá ser o dobro!) incrementando mais um factor de disparidade social com forte potencial de violência."

Esta evolução servirá aos nossos distintos dirigentes para diminuir o desemprego...

Cada um tem a porcaria que merece

No JN de hoje, Paulo Baldaia (chefe de redacção) escreve:
A gente dá-lhes bola
(...)
Este Futebol Clube de Portugal alimenta-se com jogadores vindos de muitos outros clubes que se organizam profissionalmente e são (eram?) comandados por outro senhor de barbas. Este senhor que o partido dele não quis para candidato a uma autarquia manda na bola de todos nós. Ontem os dois foram apresentar contas ao Governo, pressionando-nos para termos medo do mal que a FIFA ameaça fazer-nos.
Só mesmo Gilberto Madaíl e Valentim Loureiro para assustar as criancinhas com o fim do futebol. Cada um tem os dirigentes e o pontapé na bola que merece.


Refere o autor que somos bons, desde sempre, nos pontapés à gramática e nas rasteiras à Matemática pelo que temos que ser bons na arte de jogar futebol. Acrescentemos que somos ainda bons na subserviência, nos políticos de pacotilha e no marasmo.

Um produto sem mercado

JN
Pelo menos 35 mil docentes no fundo de desemprego
lisa soares
Denise Sousa , e Leonor Paiva Watson

A Fenprof estima que quando acabarem as colocações de professores contratados, "pelo menos, 35 mil fiquem desempregados", alertou um dos dirigentes daquela Federação, Adriano Teixeira de Sousa. Fora das últimas listas ficaram quase 50 mil.


E por acaso os professores são necessários num país a caminho do embrutecimento generalizado?

Poderia ser acerca da decência na Tribulandia


gapingvoid

A vassalagem do século

JN
Decisão FPF invoca interesse público
Leixões fica na Liga de Honra
Gilberto Madail e Valentim Loureiro estiveram ontem reunidos com o secretário de Estado Laurentino Dias
Rui Miguel Melo
(...)
A invocação do interesse público por parte da FPF foi a principal nota de destaque da reunião do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, com Gilberto Madail e Valentim Loureiro, presidente da Liga de Clubes.
Ainda assim, Madail confessou não saber se a medida será suficiente para convencer a FIFA a não suspender o futebol português de todas as competições internacionais.

Isto quando interessa ($) não há lei que resista...

O melhor é faltar e meter o rabinho entre as pernas

No DN de ontem, pode ler-se que Manuel Alegre está pouco mobilizado para o Congresso do PS. Será que o poeta alguma vez esteve mobilizado para além do verbo? Depois de uns arremedos de possível líder de uma nova esperança, recolheu às "boxes", como costumam fazer os corredores de Fórmula 1, deu uma breves aceleradelas, saíu do carro no meio da pista e fez a multidão (1 milhão de votos) ficar aparvalhada por ter acreditado nele. A cadeirinha de deputado deve ser bem confortável e acolhedora. Fique em paz e não venha desinquietar qualquer cidadão mais incauto e crédulo.

A melhor da semana

JN
Futebol
Federação vai invocar interesse público no "caso Mateus"
Gilberto Madaíl e Valentim Loureiro reuniram com o secretário de Estado do Desporto

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, e o presidente da Liga de clubes, Valentim Loureiro, estiveram hoje reunidos com o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.
A reunião, que durou quase três horas, foi "muito produtiva", segundo Gilberto Madaíl, e irá permitir ao presidente da FPF reforçar os motivos para invocar o interesse público para contestar a providência cautelar interposta pelo Gil Vicente, no âmbito do "Caso Mateus".
"Na segunda-feira, a FPF vai invocar o interesse público para a normalização do futebol português. Saio daqui com motivos reforçados para olhar pelos interesses do nosso futebol", frisou o presidente da FPF, um dia depois de ter sido chamado de urgência à FIFA.

Sem comentários...

Dramas sociais da Tribulandia

Uma grande dúvida atravessa a nação: Mateus é amador ou profissional? Manda a FIFA no país ou mandam os tribunais? Um amador pode ser classificado como contínuo? O presidente da Federação vai perder a hipótese de se sentar na sede da UEFA? Se fosse o Sporting baixava de divisão? Angustiado o cidadão comum não come, não dorme e já mal aguenta o coração. Segundo consta, o Conselho Superior de Defesa vai reunir bem como o Conselho de Estado.
E tudo isto porquê? Porque o Fiúza não se cala como lhe competia. Quem cala consente e quem consente come na gamela. Por este andar a questão ainda sobe ao Conselho de Segurança da ONU. Sim, porque o futebol cada vez está mais oh nu de que nunca e as camisolas brilhantes já não aguentam o odor de tanta podridão.