quarta-feira, dezembro 16, 2009

Os milagres do Freeport

A zona onde está instalado o Freeport era zona protegida e obrigatória por decisão da União Europeia como condição para a construção da ponte Vasco da Gama. Sócrates como secretário de estado elaborou ou defendeu a legislação da protecção. Como ministro levantou a mesma interdição. Há quatro longos anos que a polícia judiciária investiga os contornos de negócio... Esta investigação envolve a polícia britânica pois há intervenientes do reino de sua majestade. Uma carta rogatória demora 44 dias a vir de Londres para Lisboa!!! O procurador-geral portugês só a menciona depois dela aparecer nos media... Aparece um tio do primeiro-ministro que começa a abrir a boca... Sócrates diz que não sabe nada do assunto mas mais tarde confessa que esteve numa reunião com os promotores do empreendimento. Os media que todos os dias falavam do assunto,há semanas que o esqueceram. A TVI que andava em volta do tema silenciou-se, voluntariamente (?). A polícia britânica arquiva o assunto. Há alguns arguídos mas tudo arraia miúda. A Pátria estará em perigo? Ou talvez a Pátria se condunda agoara com os bolsos de alguns. Tudo que os pode lesar é abafado.
Senhor procurador-geral tenha alguma vergonha e assuma uma atitude digna: demita-se.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Num mar de lama onde todos se sentem bem

Muitos e variados acontecimentos se têm verificado na chamada onda da Face Oculta. Desde espionagenm polítca até tentativa de assassinato de carácter, chega-se agora à fase dos insultos de deputados, cada qual a puxar a brasa para a sua sardinha. Um ambiente de generalizado decrédito das instituições e dos políticos se vai desenrolando, dissolvendo-se, lentamente, na indiferença dos cidadãos, mais ou menos confornmados com os seus destinos cinzentos e cotidianos. Uns sem emprego mas com subsídio, outros com emprego mas sem condições para uma vida digna. E quando nos referimos a uma vida digna não queremos significar apartamento novo, carro luzídio ou relógio de marca. Queremos sim significar um ambiente limpo de poluição e de maus costumes, uma supremacia do carácter e da honradez sobre a palavra fácil e embaladora dos spots televisivos.
Tudo se vende e tudo se compra na maior tranquilidade. Todos nos vendemos por um prato de lentilhas ou por um lugar na bancada vip. Por baixo uma porcaria lamacenta quer nos suja a alma e não os sapatos. A ignorância tornou-se raínha, os dias vivem-se aos bochechos e os subservientes tornam-se modelos de comportamento profissional.
Fim último da democracia tornar todos iguais na boçalidade? Criar valores de chico esperto para significar algo? Um marxismo tornado democratico a partir de nojo? Uma ditadura aceite e elogiada pelos escravos? Sócrates pode dormir tranquilo pois todo o ambiente lhe é favorável. Resta saber se as gerações vindouras sobrevirão a este mar de mansas ondas onde tudo é possível.