segunda-feira, junho 23, 2008

O Tratado de Lisboa

Pois é! O Tratado de Lisboa foi chumbado pela Irlanda. Malditos e pequenos irlandeses dirão os adeptos de uma Europa centralizada em Bona e Paris com uma florescente burocracia instalada em Bruxelas e a quem convinha desenvolver o seu domínio sobre tudo e todos. Aliás este novo Tratado não passa de uma série de remendos aos anteriores, pretendendo estender resoluções por maioria a muitos assuntos que mal se sabe como, dada a posição de muitos países em manter jurisdição própria sobre muitos temas. Mas eles não desistem. Querem a toda a força arranjar alguma coisa para manterem os privilegiados de Bruxelas. Matam a cabeça para arranjarem mais burocracia. Eles que são adeptos de um neoliberalismo doentio querem conciliá-lo com um novo Estado omnipresente em todos os pontos da Europa. Tarefa complicada.
Como já alguém disse em Bruxelas, primeiro têm que ser eles próprios a entenderem os regulamentos que elaboram. O que começou por ser uma tentativa de conciliar interesses de franceses e alemães tornou-se um elefante branco político que ninguém sabe onde vai parar. Aguardemos próximos capítulos de Barroso e sus muchachos.

quarta-feira, junho 11, 2008

A revolta dos camionistas

Os cheiros da Primavera nas escolas

JN
Rottweiller guarda escola
pedro antunes pereira

As condições da Escola Básica e jardim-de-infância de Visage, na freguesia de Cervães, são muito más. As crianças estão rodeadas de barreiras nas suas brincadeiras habituais. A olhar para elas está uma cadela rottweiller.
...
Mas as queixas não se ficam por aqui: a "eterna" falta de caleiras e os entupimentos e sistemáticos são mais alguns dos problemas apontados. "As caixas de saneamento, às vezes, entopem e as crianças, além de ficarem sem sanitas, ficam também com líquidos e cheiros nauseabundos". Para José Luís Alves, "isto é um verdadeiro atentado à saúde pública" para o qual já foi pedida a intervenção do delegado de Saúde de Vila Verde.


Assim se tratam as crianças neste país tecnológico do Simplex. Claro que o cheiro nauseabundo não é exclusivo das escolas...

Os arautos bem pagos da crise

A crise veio para ficar. O povo, cada vez mais endividado começa a sufocar. Vai valendo o facto de a selecção nacional ir ganhando uns joguitos aos turcos e aos checos. Como as coisa começam a ficar feias para o partido socialista que de socialista só tem a bandeirinha, os srs Mário Soares e Manuel Alegre, velhas relíquias do socialismo na gaveta, tentam através de declarações e comícios levar os seus adeptos a acreditarem que eles também pensam nos humilhados e ofendidos. Isto tudo, sem terem feito qualquer coisa para inverter a marcha da desgraça do governo. Claro que de boas intenções está o Inferno cheio. Esta bendita Europa de défice zero é uma autêntica corda de forca onde se metem alegremente a maioria dos cidadãos.
Será que estes intelectuais da política perderam a vergonha? Andaram a dar vivas à Cristina em prol da liberdade e depois fecharam os cidadãos num buraco de dívidas e de baixo nível de vida. Claro que a eles nada acontece, debaixo do guarda-chuva dos partidos, essa expressão de uma mentira descarada, onde o que hoje é verdade amanhã é outra coisa qualquer.

As consequências do aumento dos preços dos combustíveis

Os combustíveis atingem preços incríveis por causa de diversos factores: primeiro, os produtores que gerem a escassez; segundo, as petrolíferas que aproveitaram para realizar maiores lucros; terceiro, o governo que quer continuar a encher a arca som os seus impostos desalmados. Vai daí os camionistas revoltam-se porque já não aguentam o apertar do cinto. A sua associação passa o tempo a negociar com o governo, muito entretida. De modo espontâneo os camionistas, fartos de esperar, resolvem de sua livre iniciativa paralisar. Começam os problemas. Então os camionistas já não estavam domesticados pela sua querida associação? Mas que grande escândalo! Os engarrafamentos sucedem-se e as marchas lentas continuam. A associação sempre a negociar.Os produtos começam a faltar nos supermercados, muita gente a queixar-se e claro o governo à espera que o povo se vire contra os camionistas. Primeira conclusão: as associações e os sindicatos já começaram a perder o querido controlo dos associados para benefício dos seus dirigentes. O governo começa a conhecer o protesto dos seus cidadãos espoliados, especialmente o sr primeiro-ministro que parece ter a barriga inchada e daqui a pouco a cabeça e os poucos miolos que tem.
Na televisão, comentadores apressados vêm buscar a ilegalidade das manifestações por isto e por aquilo. Protestar sim mas mas dentro das água mornas e do lodo do sistema. Esquecem-se que nem os maiores impérios contiveram os cidadãos com papas e bolos durante os tempos da história.